English English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified Arabic

O que é um Levita?




O que é um Levita?

Hoje se fala muito de Levitas, mas infelizmente há muitos que não sabem o que é ser um levita porem mesmo assim se autodenominam como tal. Para entendermos melhor a pessoa do levita, vamos ver a origem desse nome.
Gn 29:34 “Outra vez concebeu Léia e deu a luz um filho, e disse: agora desta vez se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei a luz três filhos, por isso lhe chamou Levi”.
A palavra LEVI, no original HILLAWEH que significa “unir” ou “Juntar”.
Tipologicamente falando podemos concluir que, os levitas têm a responsabilidade de unir a esposa (Igreja) ao esposo (Jesus). A pergunta que pode surgir é: Eu estou usando o Dom de Deus para unir o Quê? Sim, porque há muitos que perderam a visão e estão usando seus dons e talentos para seus próprios prazeres em vez de atraírem o poder de Deus à igreja. Estão se ofertando como artistas, como showmans; estão querendo atrair toda a atenção para si. Alguns com suas vidas deformadas estão atraindo maldição em vez de benção.
Estão disputando com outros Levitas, causando divisão e com isso se vê que não entendem nada sobre o Ministério de Levita.
Um equívoco é imaginar que o simples fato de cantar bem com qualidade e até conseguir emocionar pessoas é o bastante ou que seja a missão do levita. São muito grande e extremamente sérias.
Os levitas começaram a se destacar entre as doze tribos por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue a idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êxodo 32:26), daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Arão e seus filhos já eram ministros de Deus.
Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números 3: 5-8).
A tribo de Levi foi separada por Deus das outras tribos e colocada sob a responsabilidade de desmanchar, transportar e erigir o tabernáculo. Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés.
Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).
Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas". O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.

Aqueles levitas, designados por Davi para o louvor, eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25:1). Nessa época, surgiu a maior parte dos salmos de Israel. Hoje, podemos testificar que aqueles levitas eram mesmo profetas. Por meio deles o Espírito Santo falava ao povo. Além disso, eram mestres no que realizavam (I Cro 25:7). E nós? O que somos? Se quisermos usar o nome de "levitas" precisamos nos dispor para o serviço e para caminhar em direção a um nível de qualidade e excelente no ministério.
A grande incumbência de um levita no culto é atrair a unção e a glória de Deus para aquele lugar e levar a igreja para o sobrenatural e assim adorar a Deus.
No antigo testamento podemos ver um episódio marcante em um culto a Deus. (2 Crônicas 5: 11-14 ).
Deus é Espírito e importa que os que o adorem, o adorem em espírito e em verdade (João 4: 24).
Quando um levita toma sua posição no reino no qual ele foi chamado e responde ao chamado e anda com Deus numa vida de renúncia e verdadeiro compromisso, ele atrai com certeza a Glória de Deus e assim abençoa vidas por onde ele passar.

Seja um levita compromissado com o Senhor!!!

by Pr.Célio Jr.


Comentários

0 Comentários "O que é um Levita?"

Postar um comentário

Mural de recados